Rede ajuda a dormir e melhora a qualidade do sono, segundo pesquisa

19 ago

casal
RIO – Se você tem problemas de insônia tente comprar uma rede. Isso mesmo. Pesquisadores da Universidade de Genebra examinaram as ondas cerebrais de adultos durante o sono e descobriram que dormir em uma superfície que balança levemente não só ajuda a pegar no sono mais rápido como muda sua qualidade, levando a um estágio mais profundo.

– Sabemos que dormir em uma cadeira de balanço ou balançar bebês faz dormir rapidamente, mas até agora não sabíamos como isso funcionava no cérebro – diz a coordenadora do estudo, Sophie Schwartz, que teve o trabalho publicado na última edição da “Current Biology”, publicação da “Cell Press”.

A equipe de pesquisadores recrutou 12 homens sem problemas de insônia para passar algumas tardes dormindo por 45 minutos em laboratório, numa rede que poderia ficar parada ou se balançar levemente. Os experimentos foram realizados em quartos completamente escuros e silenciosos, enquanto a atividade cerebral estava sendo monitorada por eletroencefalograma.

O balanço aumentou a duração do estágio N2, que normalmente dura metade de uma boa noite de sono e também teve efeito duradouro na atividade cerebral, aumentando as oscilações leves e as rajadas de atividade conhecidas como fusos do sono, efeitos relacionados à atividade neural característica do sono profundo. Como o processo também está relacionado aos mecanismos de plasticidade do cérebro, o balanço foi considerado bom para consolidação de memória e pode ter potencial para melhorar os mecanismos de reparação do cérebro.

FONTE: O GLOBO – 20/06/2011

Tags: , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta

css.php